top of page
  • Foto do escritorMagali Teresa Martinez Sancho

5S PARA ALÉM DA ADMINISTRAÇÃO


Em Administração conceituamos a ferramenta 5S como uma metodologia usada pelas empresas que visa melhorar o ambiente de trabalho, aumentar a produtividade, a qualidade total, tendo como base os cinco sensos: utilização (SEIRI), organização (SEITON), limpeza (SEISO), bem-estar (SEIKETSU) e autodisciplina (SHITSUKE).


E por que não utilizá-la em nosso dia a dia ou até em nossa vida pessoal? Esse foi o questionamento que fiz durante uma busca interminável em meu próprio apartamento de um documento que precisava apresentar para a matricula de um curso. Eu jurava que ele estava no meu armário do quarto, numa pastinha “transparente”, mas que nada. Meu Deus quanta coisa guardada, tipo, uma bagunça organizada e bem fechada dentro de seis portas. Foi a partir daí que despertou em mim os cinco sensos aprendido numa palestra interessante sobre essa metodologia japonesa.


Fui retirando roupas, sapatos, roupas de cama e banho, álbuns de fotos, caixinha de emergência com medicamentos, enfeites dos natais passados. Dei uma boa separada em tudo, tinha muitas roupas e calçados que não usava mais, remédios com prazo de validade vencida, sapatos que nem sabia que tinha, enfim sobrou muita coisa para ser doada, outras para serem guardadas em outros lugares ou simplesmente descartadas. Perdi umas horinhas ali mas ficou somente o que era para ser UTILIZADO (SEIRI).


Parti então para a organização (SEITON) das gavetas, uma de roupas de inverno, uma de camisetas de verão, uma de roupas intimas. Pendurei roupas nos cabides, aquelas que não podem ser dobradas. Comprei uma caixa com tampa para os medicamentos já com a vistoria de validade. Os sapatos, sandálias e tênis guardados da seguinte forma: na frente os de uso mais frequente e nos fundos os de ocasiões especiais. Os enfeites de natal guardados em caixa com tampa e lá bem no alto, para expor só em dezembro. Roupas de cama, como jogos de lençóis na parte baixa e cobertores e edredons na parte de cima pois são eventualmente usados. Os álbuns de fotografias em caixas com tampas outra caixa com tampa para os “DOCUMENTOS”.


Que belezura que ficou, sobrou até espaço! Que sensação boa de limpeza (SEISO). Tudo arrumadinho e em ordem dá até para ficar com as portas abertas, admirando minha organização.


Agora sei onde está cada coisa e onde estão guardadas em meu armário. Ah, também achei o documento que precisava, estava numa pasta “AZUL” junto com as fotos, mas isso já ficou no passado, agora adquiri o senso de padronização (SEIKETSU) sempre em busca de melhoria contínua.


Uma coisa eu prometo vou praticar o senso de autodisciplina (SHITSUKE) e deixar meu ambiente sempre assim.


E você, não quer começar a praticar os 5S em seu armário, em sua vida pessoal, em suas atividades, em sua rotina, em sua saúde física e mental para poder usufruir melhor seu tempo e curtir o que a vida tem de melhor?


Magali Teresa Martinez Sancho

Graduada em Administração-EEP

Funcionária da SAI- Secretaria de Atendimento Integrado COTIP/EEP-FUMEP



Cursos Envolvidos


O conteúdo deste artigo é de inteira responsabilidade do autor, a instituição reproduz este conteúdo sem interferência ou participação.

93 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page