"Desenvolvimento de uma metodologia híbrida entre Scrum e PMBOK como proposta de gerenciamento de projeto de cabeamento estruturado".
O gerenciamento de projetos em serviços apresenta maiores dificuldades se comparado ao setor de produtos.
Neste trabalho a proposta é estruturar e aplicar uma metodologia para a gestão de projetos híbrida de cabeamento estruturado.
Desta maneira, este trabalho é baseado no guia PMBOK, com foco em quatro áreas específicas: riscos, custos, escopo e cronograma.
Aliado a isso, será feito o uso do método ágil Scrum pelo fato de sua abordagem iterativa e incremental se encaixar muito bem em ambientes de serviços, onde a flexibilidade torna-se um fator fundamental na entrega de valor do cliente, e o quadro de planejamento de projetos Project Model Canvas para uma visão macro do projeto logo em seu planejamento, abordando todas as áreas necessárias para um bom gerenciamento.
A criação de uma metodologia híbrida mostrou-se de grande valor aos tipos de projetos estudados neste trabalho, a qual será continuada pela empresa em questão devido as melhorias obtidas com a proposta.
O Trabalho foi apresentado no IX Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção e está publicado no site da APREPRO (Instituição que representa os docentes, discentes e profissionais de Engenharia de Produção).
Pedro Henrique Ribeiro Botene
Engenheiro de Produção pela EEP e mestrando em Engenharia de Produção pela FCA Unicamp
Curso Envolvido: Engenharia de Produção
ATENÇÃO: O conteúdo deste artigo é de inteira responsabilidade do autor, a instituição reproduz este conteúdo sem interferência ou participação.
Comments