top of page
  • Foto do escritorDayane J. O. Silva

AUMENTO DA CAPACIDADE DE PRODUÇÃO NAS EMPRESAS


Com a exigência do mercado atual as empresas buscam novas formas de adequarem as atividades do dia a dia ao transformarem os recursos de manufatura. São desenvolvidas novas técnicas, implementação de metodologias, processos automatizados, robotização e estão constantemente aperfeiçoando seus equipamentos e processos pra tornarem mais competitivas (FACT, 2017).


Segundo IMC Internacional (2016) para alcançar as exigências do cenário mercadológico atual, as empresas dão enfoque em utilizar uma metodologia baseada em três pontos importantes: fator humano, processo produtivo e produto/serviços. Essa metodologia é conhecida como TPM, que quando implementada tende a elevar o nível de eficiência, qualidade e confiabilidade dos processos e integrar as áreas de organização.


De acordo com Peng (2012) na década de 70, o TPM (Manutenção Produtiva Total) surgiu no Japão, como complemento a ferramentas do Lean Manufacturing, sendo indispensável para sustentar o Lean. Com o sucesso da metodologia, diversas outras empresas implementaram a metodologia TPM, reconhecendo a importância de uma abordagem que envolve operador e time de manutenção trabalhando em conjunto, visando aumentar a capacidade da produção e manutenção (MCCARTHY e RICH, 2004).


O TPM tem como objetivo elevar a eficiência dos equipamentos, assegurar a redução de custos com manutenção, diminuir análises do time de manutenção, aumentar a autonomia do colaborador no processo e melhorar a segurança (JUNIOR, 2012).


Através de um Estudo de Caso, que realizamos, tornou-se perceptível que o TPM faz com que ocorra um trabalho em equipe e um grande impacto na visão do operador, mudando a cultura do ambiente de trabalho. É uma metodologia que facilita intensamente a empresa ao realizar a sinergia entre time de operação e manutenção para atingir excelentes resultados, sendo um modelo necessário nas organizações.


Leia sobre o Estudo de caso: “Aumento da Capacidade de Produção como Resultado da Aplicação da 1ª e 2ª etapa da Manutenção Autônoma”, através do o livro: “Engenharia da Produção – Conceitos e Aplicações”. Acesse na Biblioteca Virtual da FUMEP Ou através do link: http://www.lifeeditora.com.br/loja/produto/engenharia-da-producao-conceitos-e-aplicacoes-ebook/


Dayane Jamax Oliveira Silva Ex-aluna da EEP, formada em Engenharia de Produção Green Belt Six Sigma I Analista de Processos I Trainee Engenharia

Curso Envolvido: Engenharia de Produção


ATENÇÃO: O conteúdo deste artigo é de inteira responsabilidade do autor, a instituição reproduz este conteúdo sem interferência ou participação.

55 visualizações0 comentário
bottom of page