• Jair de Souza

HIERARQUIA, PROCESSOS, OU OS DOIS?


HIERARQUIA, PROCESSOS, OU OS DOIS?


Podemos afirmar que “resultado” é aquilo que se obtém ao final de um acontecimento ou de determinada ação?


E quando a ação é realizada por iniciativa humana, podemos pressupor que os resultados estão sempre definidos a priori, ou seja, que existe uma expectativa prévia daquilo que se espera alcançar?


E você concorda que uma obtenção melhor ou pior do objetivo depende diretamente do que ocorre de bom ou de ruim durante a realização da ação? Se nós temos concordância nisto, então estamos falando de processos, logo, sobre como algo está definido para ser realizado.


Observe que estamos nos referindo a uma ação consciente do indivíduo e não a um acontecimento do acaso. É bastante obvio que se alguém está fazendo algo com consciência, o método adotado para o processo deve, provavelmente, estar estabelecido racionalmente para que os objetivos sejam alcançados e da forma mais eficiente possível. Certo?


No entanto, por motivos múltiplos, sabemos que, infelizmente, nem sempre é assim que funciona. Em muitos casos, intencionalmente ou não, as atividades estão vinculadas mais a pessoas (hierarquias) que em processos formalmente estabelecidos, podendo gerar uma série de conflitos, inibições e até confusão.


Entendemos ser razoável afirmar que a escala de qualidade dos resultados obtidos pelas empresas reside no equilíbrio entre a interação das pessoas (hierarquia) com os processos (atividades), sem privilegiar mais este ou aquele.


A hierarquia, nos seus mais diferentes níveis de autoridade, serve para decidir sobre eventos de anormalidades e responsabilizar-se pelos processos e resultados. Os processos servem para garantir a eficácia dos objetivos e o grau de eficiência na consecução de determinada atividade. Portanto, cada qual tem sua hora e sua função no contexto organizacional.


Ficam aqui algumas questões para reflexão:


a) A empresa está satisfeita com os resultados que tem alcançado?


b) Há clareza organizacional sobre Hierarquia e Processos?


c) As atividades que geram resultados na empresa estão mais na dependência da hierarquia (comando vertical) ou dos processos (comando horizontal)?


d) Hierarquia e processos estão bem equalizados na empresa?


Prof. Ms. Jair Antônio de Souza

Mestre Administração / Pequenas e Médias Empresas



Cursos Envolvidos: Administração e Ciências Contábeis



ATENÇÃO: O conteúdo deste artigo é de inteira responsabilidade do autor, a instituição reproduz este conteúdo sem interferência ou participação.

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo