• Miltes Angelita Machuca Martins

PROFISSÕES, CARREIRAS E ESCOLHAS

A vida é feita de escolhas! Esta frase que parece simples, carrega em si muita profundidade. O fato é que mesmo quando se nega a fazer uma escolha, se faz uma. Há que se considerar, no entanto, que há escolhas conscientes e inconscientes e a diferença entre elas está no processo de decisão.


A escolha consciente requer autoconhecimento, conhecimento dos custos e benefícios dos diferentes caminhos e do objetivo que se quer alcançar, enquanto a escolha inconsciente significa se lançar à aventura/sorte ou simplesmente ignorar sentimentos próprios, caminhos e local de chegada.

A escolha da profissão é uma das mais desafiantes, pois boa parte da vida dedicamos ao trabalho. Nesse sentido, é um privilégio ter a oportunidade de fazer essa escolha de forma consciente, com conhecimento das perspectivas profissionais tanto no que tange à contribuição que a carreira gera à sociedade como quanto as possibilidades existentes no mercado de trabalho. Destaque-se que a escolha do curso de graduação é a primeira decisão de um leque delas que virão ao longo do exercício profissional, e na consolidação da carreira.

Nesse contexto é essencial que a escolha de qual graduação cursar seja tomada conscientemente. A sugestão é pesquisar sobre o campo de atuação que a formação em um curso de graduação te permite ingressar. Como chama nossa atenção a professora Eni Santos (2020) no quesito profissional, é preciso considerar a empregabilidade, porque do trabalho advém os recursos que sustenta nossas necessidades, nossos sonhos, outra perspectiva é seus valores, aquilo que te motiva, o que você quer agregar para o mundo.

O campo de atuação das Ciências Contábeis são as organizações e seu objetivo é gerar informações econômicas, financeiras, sociais e de produtividade. Nenhuma decisão de negócio deve ser tomada sem essas informações e é o profissional da contabilidade que tem o conhecimento para gerá-las, direcionando os gestores para as melhores decisões em seus negócios e ou atividades que envolvem recursos. A contabilidade é a linguagem universal dos negócios, trata-se de uma profissão essencial, cujo trabalho tem alta demanda, daí o Curso de Ciências Contábeis estar entre os cursos que mais empregam no país como escreve Feliciano (2019).

Nesse processo de pesquisa é importante se despir de preconceitos, como o que remete a contabilidade ao campo das ciências exatas, quando na verdade pertence ao campo das ciências humanas, isso porque a contabilidade é um sistema de informação, cujo objeto de estudo é o patrimônio, ou seja, a riqueza, e a concepção do que é riqueza depende da estrutura econômica e social, da ação humana, portanto acompanha a evolução da sociedade. A contabilidade interage com diversas áreas de conhecimento com destaque para tecnologia da informação, negócios, economia e comunicação.

É interessante buscar histórias sobre a trajetória profissional de quem atua na carreira, que você está considerando seguir, esse caminho permite conhecer os bastidores da profissão, pois em nenhuma delas são só flores. Isso permite inclusive avaliar a qualidade dos diferentes cursos em oferecimento na sua cidade ou região, pois bons cursos oferecem uma estrutura em sintonia com os desafios da profissão.

É interessante perceber como muitos profissionais da contabilidade a escolhem em uma segunda oportunidade, quando descobrem a contribuição significativa da contabilidade para a sustentação do ambiente econômico e social. Na live: “profissões, carreiras e escolhas” vocês têm acesso à trajetória profissional de 03 profissionais que atuam em diferentes áreas das Ciências Contábeis: Guilherme Oliveira, Emilene Ribeiro Costa e Daiane Asbahr, além das orientações da professora Eni Santos, consultora de desenvolvimento de carreira, o que certamente ajudará a avaliar essa opção.

A contabilidade está presente em todas as organizações, empresas de pequeno, médio e grande porte, em instituições governamentais, prefeituras, autarquias, entidades filantrópicas, dentre outras. Como profissional da contabilidade você pode atuar nessas instituições como auditor, contador geral, contador de custos, contador tributário ou empreender liderando um escritório de: contabilidade, consultoria, auditoria e perícia. Enfim o leque de oportunidades é amplo e a remuneração acompanha a responsabilidade assumida.

Para o administrador de recursos, seja de uma empresa ou de uma ONG fazer escolhas conscientes depende da informação contábil. Daí o profissional da contabilidade ser também conhecido como o médico das empresas.

Escolha consciente sempre que possível.

Prof. Ms. Miltes Angelita Machuca Martins Contadora e Mestre em Administração de Pequenas e Médias Empresas

Acesse aqui vídeo da Live – “Profissões, Carreiras e Escolhas".

Referências:

FELICIANO, Rafaella. Carreira Contábil está entre as que mais geraram empregos em 2018 e promete crescimento para 2019. Brasília: CFC, 2019. Disponível em: www.cfc.org.br/noticias. Acesso em: 19 de julho de 2021.

SANTOS, Eni. Live: profissões, carreiras e escolhas. Piracicaba: EEP, 2020. Disponível em: www.eep.br/noticias/linhadotempo. Acesso em 19 de julho de 2021.

Cursos Envolvidos: Administração e Ciências Contábeis

ATENÇÃO: O conteúdo deste artigo é de inteira responsabilidade do autor, a instituição reproduz este conteúdo sem interferência ou participação

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo